sexta-feira, 7 de novembro de 2014

PROJETO EDUCAÇÃO PATRIMONIAL

 A Escola Estadual Antônio Valadares participa do projeto Educação Patrimonial em parceria com a Fundação de Cultura do Estado de Mato Grosso do Sul desde o ano de 2009. A coordenação do projeto na escola foi realizada pela professora Marisa Gonzaga da disciplina de Arte. O público alvo foram os alunos do Ensino médio e do Fundamental 2.
Ao longo de cada ano letivo foram sugeridos temas pela Fundação para trabalhar no âmbito escolar com os estudantes.
2009- Tema: Na rota do Trem do Pantanal.
Projeto: Trem da Àguas.
Foram desenvolvidos na escola: Trabalhos de pesquisa definindo a rota/ Danças com destaque para a coreografia Trem do Pantanal Remix que misturou a música de Almir Satter com a batida do Axé. Viagem de trem pela rota turística do trem.Trabalho premiado na Segunda Mostra de Dança das Escolas Estaduais de MS no Anfiteatro Rubens Gil De Camilo.Projeto desenvolvido pela Cocesp/SED.
2010- Tema: Culinária do MS.
Projeto: Temperando Histórias
Foram desenvolvidos na escola com todo o Ensino médio pesquisas sobre as comidas típicas do Estado do MS e principalmente dos povos que vieram colonizar Terenos. Em seguida os alunos foram divididos em grupos e com a ajuda dos pais fizeram pratos típicos para degustação da comunidade  em uma noite cultural. Nas barracas explicaram a história da comida que serviram.
2011. Tema: Imagens e palavras.
Projeto: Leitura e Releitura de Imagens e poesias.
Neste projeto foram usados os recursos audio visuais como: Fotografia, vídeos.
  Os alunos foram divididos em grupo para pesquisar sobre fotos antigas de seus familiares em datas especiais. E foi solicitado uma pesquisa sobre a história da fotografia. Na segunda etapa os alunos do 3º  ano do Ensino médio ficaram responsáveis por fotografar imagens da cidade de Terenos e Associá-las a frases e poemas de Manoel de Barros e Raquel Naveira construindo portfólios que foram expostos junto com os vídeos de releitura das fotos. Os vídeos de releitura das fotos antigas foram criados pelos alunos do 1º e 2º ano do Ensino médio e apresentados em uma noite cultural no Anfiteatro Ramez Tebet em Terenos MS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário