quinta-feira, 27 de março de 2014

Projeto: Arte Inteligente Patrimônio de Todos

REGISTRO DE PROJETOS E AÇÕES NO  VIVART ANO DE 2014.
EE.ANTONIO VALADARES/ TERENOS-MS.
 PROFESSOR(A) COORDENADOR (A): MARISA DA CONCEIÇÃO GONZAGA
PROFESSOR(ES) ENVOLVIDOS NO PROJETO: ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO.
TURMAS:  6º ANO ENSINO FUNDAMENTAL AO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO.                                           
 ( X)MATUTINO ( X)VESPERTINO ( X)NOTURNO.
DIREÇÃO: PROFESSORA GILVÂNIA BORGES E PROFESSOR NELSON ALBUQUERQUE.
COORDENADOR DE TURNO:
PERÍODO MATUTINO: PROFESSOR JOSÉ PEREIRA
PERÍODO VESPERTINO E NOTURNO: PROFESSORA EVANESSA.
                                                                                             

Título do projeto: ARTE INTELIGENTE Patrimônio de Todos.
Parceria: Fundação de Cultura com o projeto: Educação Patrimonial.                                                                       
Data inicio projeto: Fevereiro                        Término do projeto: Abril de 2014
Objetivo Geral: Através deste projeto o aluno deverá Compreender a Arte como saber cultural e estético gerador de significação e integrador da organização do mundo e da própria identidade. Reconhecendo o valor da diversidade artística e a importância das inter-relações de elementos e estilos diversos que se apresentam em tais manifestações demonstrando ao educando e a comunidade a importância e a necessidade de preservar e zelar do Patrimônio Material e Imaterial em que vive. Incentivando-o a demonstrar uma atitude de cidadania e respeito por sua comunidade escolar e demais espaços públicos e ou privados usando manifestações e produzindo Arte.

Objetivos Específicos:
Comparar o uso das funções da arte no cotidiano com a aplicação de diferentes materiais e técnicas em diferentes suportes sendo capaz de demonstrar criatividade e imaginação.
Demonstrar através de produções pessoal ou coletiva uma atitude de expressão de ideias considerando o espaço ou suporte como um importante transmissor de conhecimento e conceitos que podem desempenhar importante papel na formação da cidadania.
Ampliar o repertório cultural, desconstruindo estigmas e preconceitos existentes, usando espaços e suportes de forma adequada e qualitativa.
Considerar a escola como espaço privilegiado da socialização e produção de conhecimento.
Aprender a importância do respeito ao espaço do outro considerando-se como parte do todo.
Manifestar através de composições diferentes formas de agir e pensar, sempre colaborando com o bem estar comum.
Apropriar-se do espaço escolar como parte importante da sociedade que deve ser preservada por todos.


Conteúdos:
Elementos da linguagem Visual e sua aplicação em painéis.
 Etnias e Cultura de Mato Grosso do Sul.
Cultura Universal e Contemporânea na Arte do Grafite ( técnicas e conceitos)
Estética e Composição temática.
História das copas do mundo de futebol.
Copa de 2014.
Conservação e preservação do patrimônio Material e Imaterial.
Elaboração e planejamento de projetos artísticos.
Logística e uso consciente de materiais artísticos.
Conceitos de proporção e desenho.
   Técnicas de pintura.


































29 comentários:

  1. christhioan e jesney18 de junho de 2014 às 06:32

    Esse projeto tem como objetivo mudar comportamentos revelar talentos antes desse projetos os muros eram sujos e todos pinxados .Agora as pessoas olham e outra forma e é considerado um projeto de cidadania pois mudou comportamentos. e envolveu a sociedade com um problema que se arrastava á messes a pinxação que parecia não ter fim mas teve graças ao projeto transformando ''sujeira'' em uma verdadeira arte. christhian borges de souza N:5 e jesney barbosa de souza costa N:17 1ano ''C''

    ResponderExcluir
  2. vandame Oliveira, Higor Mederos. n°36,15. 1°ano C18 de junho de 2014 às 06:33

    É considerado um projeto de cidadania, porque todos os alunos mostraram a sua capacidade de trabalho e expressão no projeto. A escola ajudou muito trazendo o trabalho para que todos os alunos tivessem mais interesse pela a arte e pelo patrimonio publico.

    ResponderExcluir
  3. Bom, este projeto foi criado não só para deixar nossa escola bonita, mas também para alertar a vários jovens de que a pichação não é um ato legal de se fazer. Este projeto foi criado pela nossa linda professora Marisa para fazer com que todos nós criemos consciência das coisas erradas, mas principalmente a pichação. Foi criado também para fazer com que muitos pais de muitos jovens tenham criatividade para fazer as coisas certas. E também não deixou só nossa escola mais a cidade inteira extremamente linda.

    Nome: Dionatan Verão e Israel Souza

    N°: 09 e 16

    Ano: 1° ano ''C''

    ResponderExcluir
  4. Geovana,Alcione e Daniella18 de junho de 2014 às 07:37

    Nós alunos da professora Marisa,tivemos a honra de participarmos deste projeto maravilhoso! Nós interagimos entre todos e tivemos consciencia do que é uma arte de rua ,foi muito bom ter participado nós achamos que este projeto ajudou não somente nós aqui de dentro da escola e sim a comunidade. É um dos melhores projetos ja criado pela professora Marisa! O que temos que dizer é que foi muito bom excelente! e acima de tudo agradecer a Deus que nós deu forças para finalizarmos o projeto! Bjos das suas alunas queridas Geovana N°13 Alcione N°01 e Daniella N°08....

    ResponderExcluir
  5. Felipe Rodrigues : Na minha opinião que é o autor desse comentario o projeto dos cordenadores e professores da escola mostraram que esse projeto teve objetivo de mostrar para as pessoas que dá para fazer uma coisa bonita e legal que é o grafite..
    A algum tempo em Terenos estava obtendo uma onda de pixações por toda a cidade e isso incomodou mto a população assim como a professora Marisa mas ela resolveu conversando com os cordenadores que poderia existir um meio de acabar com as pixações e começar com o grafite a população claramente mostrou que gostou do q viu em nossa escola pois a escola tomou uma iniciativa de melhorar oque infelismente havia acontecido em nossa cidade depois que o trabalho começou varios alunos fizeram as pinturas sem reclamar e finalizamos o projeto !!! obrgd pela atenção Felipe Rodrigues 1° b

    ResponderExcluir
  6. Thamires N°30, Edilaine N°09 e Gabriel Tobias N°13 3° ano "A"18 de junho de 2014 às 10:36

    O Projeto Arte Inteligente Patrimônio de Todos é um projeto de cidadania porque integra a escola e a sociedade, foi um aprendizado para os alunos conscientizando as pessoas de que um muro grafitado faz bem aos olhos de todos enquanto que, um muro pichado com coisas que só fazem sentido a quem as fez não trazem benefícios nenhum para as cidades.
    Este projeto criado pela professora de artes Marisa Gonzaga da Escola Estadual Antonio Valadares fez com que nossa cidade se tornasse mais bela mas, se expressando de maneira correta.

    ResponderExcluir
  7. Juliana Moreira n°18 e Anny 1° ano D esse projeto foi o melhor que as escolas poderiam fazer , com isso aprendemos a colocar nossas criatividades em pratica, isso tambem ajudou como um recado para os pixadores que para se expressarem nao precisam sair pela cidade pixando muros ou patrimonios publicos , mas sim se expressarem por meio de GRAFITE que é muito legal !!

    ResponderExcluir
  8. DEIVISON N° 06 RUBENS N° 30 2° ANO "A"

    tivemos problemas sim! e não foram poucos,mas como todo problema tem seus limites nos ronpemos nossas barreras e mandamos tinta. já que quando estamos pintando nossos problemas se diluiram ao meio ao meio ao cheiro da tinta .Entretanto,no final do projeto tivemos como ganho elogios e resultados bons. terenos era uma cidade cinza sem vida e sem projetos, mas com esse trabalhamos em equipe e tivemos a oportunidade de participar foi um ponta pé inicial para não só terenos deixar de ser uma cidade cinza mas como a escola também,pois no final ganhamos prestigio e elogios de todos

    ResponderExcluir
  9. Maria Luisa e Stella Santana nº 25 e 32 1º A18 de junho de 2014 às 12:06

    Bom na nossa opinião o progeto que foi feito, foi uma ótima oportunidade para nós alunos, que tivemos um espaço para expressar o nosso modo de pensar e agir. Um forma diferente das pessoas olharem a admirarem nossos trabalhos no muro, não olharem e terem o pensamento com coisas ruins como a pichação. Um trabalho diferente com várias formas de fazer o que realmente pensamos e queremos demonstrar a nossa cidade.
    E hoje podemos parar e falar como o nosso trabalho feito no muro trouxe novos pensamentos a população terenense.

    ResponderExcluir
  10. Nomes:João Pedro nº22
    Jonatas nº 25
    Ricardo nº 31 2º B
    (1)Porque podemos considerar o projeto arte inteligente um projeto de cidadania?
    Consideramos esse projeto como um meio de incentivo para outras escolas e de mostrar para todos por exemplo que não somos contrario ao grafismo mas sim contra o vandalismo.
    Na minha opinião a maioria dos grafiteiros só sai pichando por ai pela forma que o governo não oferece um meio de eles expressarem o seu talento que é o grafismo.

    ResponderExcluir
  11. Alunas: Larissa Azevedo Nº 16 e Thyéli Almeida Nº 31
    2° ANO "A"
    Esse projeto foi o meio da gente demonstrar a nossa criatividade de um jeito certo não só envolvendo os alunos mais também a sociedade e assim dando oportunidade para todos mostrarem o seu talento , e todos ficaram impressionados e satisfeitos com o resultado final .

    ResponderExcluir
  12. Alunas: Diandra Silva Miran Freitas Nº 34,23 1º D

    Arte Inteligente foi feito para demonstrar através de produção pessoal ou coletiva uma atitude de expressão de ideias considerando o espaço de suporte como um importante transmissor de conhecimento e conceito que podem desempenhar importante papel na formação.

    ResponderExcluir
  13. Ana Paula Cassu n°35 e Gabriela Andrade n°11 2°A
    O projeto Arte Inteligente Patrimônio de Todos, como o próprio nome já diz, foi uma descoberta de talento,pois a cidade estava passando por um sério problema de pichações. Os jovens que cometiam esse crime passaram a diferenciar GRAFITE de PICHAÇÕES, deixando a cidade e principalmente a escola mais colorida e alegre.

    ResponderExcluir
  14. Pedro Camillo Nº 27.
    O projeto Arte Inteligente Patrimônio de Todos, foi criado com uma proposta que deu muito certo que foi ajudar os alunos a diferenciar arte de crime e também ajudou a descobrir talentos antes escondidos pois não havia a oportunidade de fazer pinturas em muros e alguns alunos acabavam Pichando mas depois do projeto tudo mudou para melhor.
    Além de deixar a escola com uma cara nova pois aquele muro branco já estava ruim.

    ResponderExcluir
  15. Alunas: Ester Heloise N°09
    Débora Fernanda N°05 2° "A"

    O Projeto Arte Inteligente, teve como objetivo unirem os alunos e compartilharem ideias diferentes e mostra que todos temos um talento diferente ou desenhando ate mesmo pintando. Assim fizemos, o projeto foi muito importante também para nossa cidade pois estavamos em uma epoca aonde algumas pessoas pixavam patrimonios publicos de nossa cidade o projeto serviu como forma de um protesto, para incentivar as pessoas grafitarem coisas importantes ou algo representantivo como os muros de nossa escola, que foi tomado por grafites que representam a nossa cultura de Mato Grosso do Sul e a Copa que está acontecendo em nosso pais.
    O Projeto Arte Inteligente, foi exelente tanto para os alunos como para a sociedade.

    ResponderExcluir
  16. Alunas: Pamela Vieira Nº 37
    Jossandra Nunes: 40/ série: 1º "D"

    ~Por que a Arte Inteligente Patrimônio de Todos é um projeto que trabalha a cidadania?
    -O projeto Arte Inteligente teve como fundamento demonstrar através de produções pessoal ou coletiva, uma atitude de expressão de ideias considerando o espaço ou suporte como um importante papel na formação da cidadania. Teve um movimento dos alunos se manifestarem através de composições, diferentes formas de agir e pensar, sempre colaborando com o bem estar comum. No entanto, nós como alunas aprendemos a importância do respeito ao espaço do outro considerando-se como parte do todo. Esta ideia gerou muitos comentários das pessoas de nossa cidade e de pessoas que visitam Terenos, e por fim estes comentários foram elogios! Os alunos alem de aprender como trabalhar em grupo, aprenderam a valorizar este Patrimônio de Todos. Parabéns Professora Marisa (:
    ~A arte na Idade Média
    Durante a idade medieval (séculos V-XIV) a arte se caracterizou pela integração da pintura, escultura e arquitetura. Nesse período, a igreja católica exerceu forte controle sobre a produção científica e cultural concretizando uma ligação entre a produção artística com o cristianismo. Isto proporcionou a predominância dos temas religiosos nas artes plásticas, na literatura, na música, na arquitetura e no teatro. O imaginário dessa época esteve sempre voltado para o teocentrismo (Deus como centro de tudo).
    As artes que mais se destacaram na Idade Média foram as artes plásticas: arquitetura, pintura e escultura. Suas principais realizações foram as igrejas, podendo-se distinguir, nelas, dois estilos básicos: o românico e gótico.
    Estilos:
    ESTILO ROMÂNICO

    Este estilo prevaleceu na Europa no período da Alta Idade Média (entre os séculos XI e XIII).

    Arquitetura
    Na arquitetura, principalmente de mosteiros e basílicas, prevaleceu o uso dos arcos de volta-perfeita e abóbadas (influências da arte romana). Os castelos seguiram um estilo voltado para o aspecto de defesa. As paredes eram grossas, quase sem reboco, e existiam poucas e pequenas janelas deixando seus interiores geralmente sombrios. Tanto as igrejas como os castelos passavam uma ideia de construções “pesadas”, voltadas para a defesa. Daí serem chamadas: fortalezas de Deus. As igrejas deveriam ser fortes e resistentes para barrarem a entrada das “forças do mal”, enquanto os castelos deveriam proteger as pessoas dos ataques inimigos durante as guerras.
    PINTURA E ESCULTURA
    Numa época em que poucas pessoas sabiam ler, a Igreja recorria à pintura e à escultura para narrar histórias bíblicas ou comunicar valores religiosos aos fiéis. Não podemos estudá-las desassociadas da arquitetura. A pintura românica desenvolveu-se, sobretudo nas grandes decorações murais, através da técnica do afresco, que originalmente era uma técnica de pintar sobre a parede úmida.

    ESTILO GÓTICO
    O estilo gótico predominou na Europa no período da Baixa Idade Média (final do século XIII ao XV) e floresceu nos mais diversos países europeus, em inúmeras catedrais, que até hoje causam admiração pela beleza, elegância, delicadeza e engenharia perfeita.

    DANÇA E MÚSICA MEDIEVAL

    Durante toda a Idade Média, a música profana fez parte da corte medieval. Servia para dançar, para animar o jantar, para se ouvir. Era indispensáveis em cerimônias civis, militares, feriados e outras ocasiões festivas com danças folclóricas, e também para animar os Cruzados quando partiam para a Terra Santa ou de júbilo, quando regressavam das suas campanhas.

    ResponderExcluir
  17. Alunas: Ágatha Martins n°01
    Rafaela Leite n°28 2° Ano "A"
    Esse projeto Arte inteligente, fez com que vários alunos mudassem dessa vida de pichadores e começarem a ver com outros olho, com olhos de cultura, e que aprendessem um pouco mais sobre arte, fez também com que se expressassem de uma forma boa, sem ser violenta e depredação de patrimônio. Isso fez com que a cidade e cidadãos se orgulhassem de meninos que antes tinham desprezo. Temos que agradecer a todos que ajudaram nessa etapa da vida de nós alunos. Obrigada professora Marisa primeiramente, e aos diretores e coordenadores e toda secretaria.

    ResponderExcluir
  18. A arte da cultura

    Arte inteligente patrimônio de todos foi um projeto realizado em maio de 2014 na Escola Estadual Antonio Valadares, que teve como principal objetivo conscientizar a todos sobre o crime de pichação de patrimônios públicos ou privados, e mostrar que o grafite, como muitos pensam ser igual ao ato de pichar, mas pelo contrario, e a valorização de um espaço que foi bem utilizado, assim havendo o consentimento do dono do espaço ou se for publico da prefeitura. Os encarregados de pintar o muro da instituição foram os alunos, que se reforçaram, e deram o melhor de sim, com desenhos lindos, deixando a cidade que antes era considerada por alguns uma cidade "cinza”, sem cor, totalmente cheia de alegria. Conteúdo havendo uma enorme repercussão, que foi ao ar no programa jornalístico SBT MS, com depoimentos de alunos que já foram pegos cometendo a o ato citado acima, e dizendo o quanto estava arrependido de terem cometidos o crime. Claro que não poderíamos deixar de citar quem foi a responsável por tamanha dedicação e oportunidade que nos deu para exercemos nossa a cidadania em prol da sociedade. Obrigado, Marisa Gonzaga!


    Alunas: Gizeli, Déborah, Andressa, Milena Pache
    3° "A"

    ResponderExcluir
  19. Arte da Idade Media

    Aluno: Antony n:5 1 ano D


    Definição: a Idade Media e o período intermediário da divisão clássica da historia ocidental em três períodos: a Antiguidade, Idade Media e Idade Moderna, sendo frequentemente dividido em Alta e Baixa Idade Media.

    Tempo Histórico: A Idade Media teve inicio na Europa com as invasões germânicas (bárbaros), no século V, sobre o Império romano do ocidente. Essa época estendeu-se ate o século XVI, com a retornada comercial e o renascimento urbano.

    Estilos:
    Arte Românica
    Arte Gótica
    Arte bizantina
    Arte Islâmica
    Arte dos povos germânicos
    Arte Merovíngia
    Arte Carolíngia
    Arte Otoniana
    Arte Manuelina

    Artistas : Arte da escrita: São Agostinho São Tomas de Aquino Boccaccio Boécio Dante Alighieri

    Artistas pintores:
    Andre Tafi
    Hans Acker
    Berna de Siena
    Jacopo Bellini
    Robert Campim


    https://fbcdn-sphotos-h-a.akamaihd.net/hphotos-ak-xpa1/v/t34.0-12/10408686_1497736177111027_8977618607101712131_n.jpg?oh=af9fcd33e830cb3feee2342a71065bef&oe=53A3DFDA&__gda__=1403247265_e44dc1c207422759e082305c2abec1cb

    2) O projeto Artes Inteligentes Patrimônio de Todos foi realizado no mês de maio com os alunos da instituição de ensino Antônio Valadares na realização da pintura do murro da escola, trazendo um novo olhar para a cidade, que antes parecia "cinza" sem vida, com pichações e a conscientização sobre o crime de pichar um patrimônio publico ou privado. Houve grande repercussão, tendo um espaço na TV, no SBT MS, onde uma variedade de pessoas poderiam conhecer o esforco que os estudantes tiveram para melhorar a imagem da escola e consequentemente a da cidade.

    ResponderExcluir
  20. O projeto arte inteligente patrimônio de todos pode ser considerado um projeto de cidadania pois é um projeto que não discrimina os pixadores e sim os incentiva à fazer de suas pixações de uma forma mais correta .Esse projeto serviu de incentivo para várias escolas do estados e foi mostrado até em jornais da região tendo como destaque alguns alunos que já haviam sido pegos pixando e resolveram parar de fazer isso de uma forma errada ,a idéia foi muito interessante pois a professora Marisa juntou o grafismo com o tema copa do mundo ,um projeto que teve um resultado muito bonito e que foi de grande aprendizado para os alunos .

    ResponderExcluir
  21. Gean n°14, Giuliano N°15, Gabriel Rios N°12 e Beatryz N°418 de junho de 2014 às 20:07

    O projeto artes em cena patrimônio de todos contribuiu para a conscientização dos jovens,pois muitos deles pichavam a nossa cidade de Terenos, poluindo visualmente nosso patrimônio, com desenhos sem significados, e com ofensas a politica e a policia.
    Quando o projeto foi desenvolvido, a população achou meio estranho a ideia de grafitar os muros da escola, mas o resultado foi tão satisfatório, que todos apoiaram a iniciativa da professora Marisa junto com professores e alunos da Escola Estadual Antônio Valadares
    Esse projeto além de conscientizar os jovens do nosso municipio, ainda descobriu vários talentos dentro e ate mesmo fora da escola.

    ResponderExcluir
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  23. O projeto artes inteligente coordenado pela professora de artes, Marisa foi um tanto quanto criativo e com fundamentos pedagógicos diferente dos alunos expressar suas criativa companheirismo na hora de trabalhar em grupo e responsabilidade, pois todos vim eram se dedicar, fazer acontecer ate nas suas horas vagas.
    O projeto não teve fundamento apenas dentro na escola, mas fora também, os alunos teve também uma repercussão aos cidadãos de Terenos pois o projeto foi publicado e pode ser discutido na cidade tendo mudanças no modo de pensar.
    Muitos, encara o grafite como algo ruim de vandalismo e com o projeto observaram que não e bem assim, existe o certo e o errado, viram bem a diferença ente o grafite que é Arte, e pichação que é vandalismo e crime.
    Assim a sociedade aprende mais sobre a arte. e o projeto foi tão bem repercutido que redes de imprensa de TV fizeram e reportagem, mostrando assim para muitas pessoas não só da cidade mas do estado, Brasil, o projeto.

    Alunos: Lucas, Amanda, Denise 2º B

    ResponderExcluir
  24. Alunos : William Renan N° 32
    Kaio da silva N° 15
    2° ano 'A'

    Este foi um grande projeto dentro de nossa escola, pode fazer com que cada aluno entrasse um pouco mais no mundo da arte em pratica. Pode fazer com que vários jovens mostrassem o seu talento com a pintura que antes não podia ser exposto. Mostrou que arte pode estar em qualquer lugar.
    Este projeto fez com que a sociedade olhasse de outra forma para esse ato do grafite mostrou que isto pode ser uma forma de expressão pode modificar um lugar deixa-lo mais alegre como aconteceu na escola, fez com que varias pessoas parassem e olhassem para aquelas obras de arte de vários alunos e pensassem que isso pode uma coisa boa a se fazer pode deixar o local com um toque diferente mais colorido e mostrou que vários jovens que tinham antes feito a pichação na verdade são grandes pintores eles só precisavam de um espaço

    ResponderExcluir
  25. Alunas: Rafaela (27), Bárbara (3) e Amanda (1)
    3º A
    O foco principal do projeto AIPT (Arte Inteligente Patrimônio de Todos) é deixar o muro da nossa escola mais bonito e também incentivar os alunos a não saírem pintando patrimônios públicos sem autorização.
    Notamos que a pichação diminuiu na cidade pois o projeto chamou a atenção da população e saiu até na televisão. Com isso podemos notar que foi um trabalho excelente, que os muros ficaram muito criativos e os alunos fizeram tudo com muito capricho com o auxilio dos professores e até pais.
    A pintura da escola nos fez utilizar tudo o que aprendemos ao longo do tempo na sala de aula e nos permitiu utilizar elementos da atualidade, como a copa do mundo. Sentimos que fizemos a nossa parte. Passando para as pessoas uma mensagem bacana, usando um espaço que precisava de pintura, deixando nossa escola mais alegre e já ajudando na decoração para a copa do mundo. Adoramos participar.

    ResponderExcluir
  26. Mickael nº 25 2° ano "A"
    O projeto Arte Inteligente Patrimônio de Todos,foi um um trabalho realizado para poder mostrar a criatividade dos alunos e mostrando que a pichação não algo bom,comparada a um trabalho feito para poder incentivar a fazer grafite uma arte mais bonita e descontraída com o apoio da escola e dos professores,com isso muitos jovens mudaram poderiam mostrar seu talento na escola poderiam mostrar seu talento no muro da escola e um meio bem legal de fazer todos se divertirem pintando e deixando o muro da escola mais bonito. Conscientizando os jovens que a pichação é um crime e não uma arte.

    ResponderExcluir
  27. Tony Nº37 1ºAno"A"
    Bem o projeto Arte Inteligente Patrimônio de Todos foi realizado com a ajuda da nossa professora de artes Marisa, e com isso nós alunos realizamos a tarefa de desenvolver uma obra de arte no muro de nossa escola e tudo isso exigia muita criatividade e personalidade para desenvolver o trabalho no muro, e esse projeto cidadania foi realizado para conscientizar que o ato de pichação é um ato de vandalismo e não uma obra de arte e isso e um modo de se divertir muito pintando e colorindo o muro e o deixando com mais vida.

    ResponderExcluir