terça-feira, 1 de outubro de 2013

A música do Mato Grosso do Sul, influências paraguaias

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A música do Mato Grosso do Sul, influências paraguaias




Diversidade sem fronteiras*

*Matéria realizada em 2004 pelo jornalista e músico Elânio Rodrigues para concorrer ao concurso Rumos Jornalismo Cultural, do Itaú Cultural.

A diversidade cultural do Oeste brasileiro se revela com força na música. Artistas do Mato Grosso do Sul se expressam com alma guarani, influência de onde o Brasil foi Paraguai. Melodias de um Estado novo, formado por muita fauna, flora, rios e migrantes. Terra em busca de uma identidade cultural própria, que se reformula constantemente.




Era a época dos grandes festivais de música da TV Record. Em Campo Grande outros jovens e ainda inexperientes músicos também se lançavam em concursos locais. Entre eles, a menina Lenilde Ramos. Hoje, aos 52 anos (entrevista realizada em 2004), ela acredita que aquela nova geração de músicos do sul do Mato Grosso ajudou a construir inconscientemente a música urbana influenciada pelos ritmos paraguaios, característica de muitos artistas do atual Mato Grosso do Sul.
É como se cada festival consolidasse mais esse movimento de interações e identificações. Num pedaço do Mato Grosso ansioso pela divisão e independência, uma geração buscava sua identidade regional. Valorizaram seus laços com a Cultura Guarani a partir de outras sonoridades já praticadas. Houve ainda aqueles que aclamaram o universo pantaneiro como forte traço da identidade local. 




Tenho uma visão feminina sobre essa influência. O MS já foi Paraguai e nós crescemos dentro dessa barriga, bebendo dessa fonte. Agora, temos um resgate com a música moderna, com uma linguagem definida”, analisa Lenilde. Isso é um processo de reconhecimento de identidade que, entre outras, é guarani. “Esta música está consolidada em nossa corrente sanguínea”, defende.

BACIA DO PRATA
Para o cantor e compositor Guilherme Rondon, 52 anos (entrevista realizada em 2004), a influência veio pelo rio, uma música com o Rio Paraguai através da Bacia do Prata. A identidade local é formada pelas influências das pessoas que vieram para cá e sofre constante alteração. O descompromisso com tradicionalismos deixa os músicos mais livres para interagir com os ritmos da fronteira, refazendo a música com outras formas. “Nós demos nosso tempero. Tem um charme especial que ajuda a criar nossa identidade”. 



Apesar da boa aceitação demonstrada pelo público, essa música ainda não foi descoberta pelo Brasil e até o sul-mato-grossense desconhece sua riqueza cultural. “A gente é tratado como algo a parte. Os poucos espaços são disputados a tapa. Primeiro, precisamos ser respeitados em nossa casa, sermos queridos, arrastar públicos”. Mesmo assim os artistas locais continuam produzindo porque, segundo Guilherme Rondon, não dependem somente da Mídia. “Os artistas estão abrindo porteiras. Uma hora essa música vai ser descoberta. O público de fora gosta muito, nossa música é adorada lá fora”, destaca.

MÚSICA E HISTÓRIA
Foi numa festa de casamento que a historiadora Carla Villamaina Centeno, 40 anos (entrevista realizada em 2004), se espantou com a força que a música da fronteira exerce na Cultura do Mato Grosso do Sul. A música alegre, executada no baile, era aclamada com gritos pelas pessoas da alta sociedade, que chegavam a tirar os calçados ao dançarem a Polca Paraguaia. “A música é dançada por todas as classes sociais. Parece que essa Cultura une, aproxima as pessoas”, concluiu.
Segundo a historiadora, as crises econômicas do país vizinho, após a Guerra do Paraguai, impulsionou a migração para o Brasil. A maioria dos paraguaios eram tratados como “desqualificados e de baixo nível”. Submetidos à exploração e à miséria, praticavam suas manifestações culturais como uma forma de resistência, para se afirmarem, voltarem às suas raízes, aliviando o sofrimento. Este fato consolidou a Cultura paraguaia como a maior influência estrangeira no Mato Grosso do Sul.
A professora analisa que o Brasil não conhece essa face de seu multiculturalismo.
A valorização da diversidade cultural através da música é apontada como positiva, desde que haja algumas precauções. “É preciso valorizar o regional, porém, sem deixar de olhar para o universal”, pondera Carla.

POLCA NO PARAGUAI
Mas como a Polca se firmou no Paraguai? O educador musical e mestrando em musicologia pela USP, Evandro Higa, 45 anos (entrevista realizada em 2004), estuda a presença desses ritmos no Mato Grosso do Sul. Ele conta que a origem mais provável deste gênero está na mistura da Cultura Guarani com a música espanhola tradicional e as danças de salão do século 19.
Além da Polca, existem outros ritmos mais lentos, como o Chamamé. Outra vertente é a Guanânia, que expressa temas mais melancólicos e amorosos. Há outro ritmo conhecido como Rasqueado, entretanto, Evandro defende que este não é um gênero musical. Rasqueado seria a forma como é tocado o violão ou a guitarra. Alguns estudiosos da música brasileira citam essa influência estrangeira como “Paraguaísmo”, fator que teria sido ruim para a música nacional. Evandro critica este pensamento. Esse gênero é de certa forma “sul-mato-grossismo”, devido a ligação ancestral que esta região do Centro Oeste tem com a Cultura Guarani. “Nós temos um ambiente musical que ainda está por ser descoberto pelo Brasil. Uma influência guarani que não há em outras regiões do país”, declara. É nesse contexto que o cantor e compositor Celito Espíndola destaca a qualidade de conteúdo e de estética da música sul-mato-grossense. “Quanto mais diferente, mais destaque. Essa é a maneira de sobreviver no contexto global, trabalhando muitas vezes contra as tendências”, define.
Para Celito, os músicos sul-mato-grossenses têm influências do cotidiano na memória auditiva. Essa herança cultural é misturada ao contexto contemporâneo, que dá origem a uma música urbana singular. Ela reflete a realidade do sujeito pós-moderno, que tem múltiplas identidades e é multicultural.


POLCA-BLUES, ROCK DE BOTINAS, POLCA-ROCK, GUARÂNIA-REGGAE E GUARÂNEA-JAZZ
Mesmo diante de tantas influências, a Polca Paraguaia ainda persiste. Isso é notável na música dos antigos e novos artistas urbanos que criam diversas releituras dessa influência.
Com toques de sanfona, Lenilde Ramos mostra seu Polca-Blues. Ela também se diz precursora do Rock de Botinas, uma espécie de som definido como “rock para dançar”, que seria um primo da Polca Rock. “O Rock de Botinas é um som que veio do global para a raiz. A Polca Rock vem da raiz para o global”, diz a cantora.
Polca Rock é o ritmo difundido por músicos da nova geração (matéria realizada em 2004), como Jerry Espíndola e Rodrigo Teixeira. No ano 2000 Jerry divulgava o disco Pop Pantanal no Rio de Janeiro, quando o amigo e músico Moska alertou sobre fazer diferença no mercado fonográfico nacional. A música “Colisão” era rock com ritmo ternário soava como algo novo, desconhecido para os músicos e o público.
A fusão musical não era novidade no Mato Grosso do Sul. Jerry já difundia a sonoridade juntamente com a banda Croa, formada por Adriano Magoo, Gabriel Sater, Marcelo Ribeiro e Sandro Moreno. Outros músicos como Rodrigo Teixeira, Caio Inácio e Antônio Porto também contribuíam no amadurecimento da Polca Rock.
Eu não sou o pai da Polca Rock. Apenas peguei esse nome que, na minha opinião, é apenas um rótulo. Na verdade ele é uma jogada de Marketing. Ficou mais fácil dar um nome a essa fusão”, esclarece.

Esse rótulo seria resultado do trabalho de compositores locais mais antigos. A música “Trem do Pantanal”, de Geraldo Roca e Paulo Simões, é apontada por Jerry Espíndola como “a primeira Polca-Rock oficial”. Apesar dos compositores não reconhecerem essa condição, Jerry defende que eles já faziam Polca-Rock inconscientemente, experimentando ritmos difundidos na região da Bacia do Prata, onde “todos bebem da mesma água”.
Para o caçula da família Espíndola, a Polca-Rock está dentro de um movimento que é a música sul-mato-grossense, que vem do ritmo ternário. “A Polca-Rock resgata esses ritmos, porque a tendência era serem esquecidos. Pelo que sei, no Paraguai o pessoal mais novo não curte a Polca. Já virou coisa de velho”, conta. (entrevista realizada em 2004)
Apesar da resistência de alguns músicos paraguaios, Jerry considera que este é um processo natural, porque tudo vai mudando. Outros grupos estão surgindo e propondo novas misturas como a Guarânea-Reggae, a Guarânea-Jazz, entre outras experimentações. “É um som que não existe no resto do Brasil”, finaliza.

DIVULGAÇAO E MERCADO
Lenilde Ramos, a garotinha que surgiu nos festivais de Campo Grande, amadureceu e agora questiona: “Por quê a música não tem status de produto tanto quanto a soja e o boi? Vamos botar ela no mundo, vamos nos valorizar”, desabafa.
Quanto à falta de divulgação dessa música, Lenilde diz: “a culpa é nossa, você não faz música apenas para você. Se ela tem qualidade a gente tem a missão de botar isso no circuito. Ter a coragem de se infiltrar”.
Para ela o artista deve aprender a “vender seu peixe”. O surgimento de uma geração de produtores culturais no Estado está ajudando nesse sentido.
Falando de contexto local, Celito Espindola defende que as rádios de Campo Grande precisam reformular sua programação e valorizar os artistas da terra. “Falar para quem está próximo, com espaço voltado a localidade, mas, sem ser xenófobo”, destaca. Assim, as emissoras estariam cumprindo seu potencial de inclusão social e cultural.
Sobre os artistas, ele argumenta que é preciso haver uma “convergência de intenções e propostas” para sedimentarem um mercado fonográfico mais forte.

(todas as entrevistas realizadas em 2004)

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14 comentários:

  1. Bom essa musica representa de uma tal maneira o nosso mato grosso do sul que até me deixou sem palavra..... e é verdade mesmo como o texto diz que a musica uni as pessoas sendo de classes diferentes e raças diferentes também! um bom exemplo de aproximar as pessoas........
    att:Gleiciele

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  2. Respostas

    1. Abobrinha com frango
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      Enviada por Leuda M.V.Xavier
      Tempo de preparo 1h 00min
      Rendimento 4 porções

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      200 g de peito de frango cortado em cubinhos
      2 tomates sem sementes e sem pele picados
      50 ml de vinho tinto
      Salsinha picada a gosto
      2 colheres sopa de azeite
      2 dentes de alho amassado
      1 cebola ralada
      300 g de abobrinha
      Queijo ralado a gosto

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      Modo de Preparo

      Em uma panela coloque o azeite e refogar o frango, adicione o vinho, tomates mexer e deixe no fogo por 10 minutos
      Lave a abobrinha e em seguida rale no ralo grosso, depois coloque 1 colher de azeite na panela coloque o alho, cebola e refogue bem a abobrinha
      Tempere com sal e deixe refogar por 5 minutos
      Depois de pronta reserve
      Em um refratário coloque o frango e por cima coloque a abobrinha espalhando bem, polvilhar salsinha e o queijo ralado leve ao forno por 10 minutos
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      Querido ou querida, realmente abobrinha é uma delícia! Você confundiu com Délio e Delinha? Não tem problema. Compreendo sua necessidade de alfabetização. Comece a treinar sua leitura lendo e fazendo a receita sugerida. Afinal abobrinha não é um prato típico do MS, mas é uma delícia.

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    2. Como a senhoora mesmo disse abrobinha é mesmo uma delícia
      ass:wilson 3 ano

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    3. Hm que delícia essa receita deu até fome , já Délio é Delinha é uns grandes artistas da música sul-matogrossense.Não gostava muito de abobrinha mais agora depois dessa receita deu até vontade de comer KKKK . 3Bjus ;*
      Alunas : Thainara Rizzo , Ruana Melo , Leydiane Rodrigues :)
      3ºB

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    4. Realmente parece ser uma delícia!
      Eu ainda não provei mas já me deu água na boca dessa receita de abobrinha.

      Ass: Juliana e Wellington 3º b

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    5. Eu ja gosto de abobrinha simples ,imagina ela sendo feita dessa maneira,hum que delicia e é bom que é light.


      ass:Sara Aliendre 3º B

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  4. Pode compreender no contexto do tema (Texto) as diversas formas, origens e gêneros que nesse pedaço do Mato Grosso ansioso pela divisão e independência, uma geração buscava sua identidade regional. Valorizando seus laços com a Cultura Guarani a partir de outras sonoridades já praticadas. Houve ainda aqueles que aclamaram o universo pantaneiro como forte traço da identidade local. O Estado do MS apresentou e ainda apresenta suas raízes. Coloco ainda em seu contexto o patrimônio imaterial que a nossa estado representa a VIOLA DE COCHO nosso orgulho que quase morreu e que aos poucos ressurgi.
    Quanto mais diferente, mais destaque. Essa é a maneira de sobreviver no contexto global, trabalhando muitas vezes contra as tendências. Isto eh MS.

    Rodrigo Silva e Franciely R. Andrade 3 ° Ano C - NOTURNO

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  5. Ao participar deste projeto, nós como alunos e como pessoas, podemos aprender o quanto a música de nosso Estado é importante. Nosso campo de visão foi estendido, nosso saber aumentado. Sei que agora, somos capazes de ganhar o mundo, dizendo e transmitindo a qualquer pessoa o que aprendemos.
    Desde o início deste projeto, nos deparemos com uma palavra nova: portfólio. E por consequência, o medo também surgiu, pois não conhecíamos e nem sabíamos ao certo como começar a desenvolver este trabalho. Porém dias e meses vieram para que o medo fosse vencido, e para que descobríssemos que não era um bicho de sete cabeças. O projeto nos inseriu no mundo da fotografia, nos fez desbravar a nossa própria cidade, em busca de lugares novos e lindos. Pelas linhas férreas deste Mato Grosso do Sul, fomos privilegiados em viajar. E o que deixamos de legado, é que esta viagem será inesquecível. Inesquecível à nossos olhos, mas principalmente, à nosso coração.
    Sabemos ainda, quantas dificuldades e barreiras foram postas em nossa frente, porém, vencemos todas. Foram noites sem dormir, dias de trabalhos árduos, só que o desfecho foi incrível. No último dia 27/09, finalizamos o projeto de uma forma que melhor impossível. A certeza que fica, é que nunca, jamais esqueceremos deste projeto, pois, podemos conhecer a nossa história, podemos conhecer a histórias de memoráveis cantores, podemos adquirir conhecimentos, e o mais importante, cultivar o trabalho em grupo e a essência da união.

    Segue-se aqui a conclusão feita por nosso grupo deste projeto:

    Durante esse trabalho concluímos que a cultura musical de Mato Grosso do Sul é de grande riqueza em sua maioria de musica sertaneja. Desde o começo do mesmo tivemos muitas atividades proveitosas e que conseguimos vivenciar novas experiências, tais como, tirar uma foto que no pensamento leigo pode parecer tão fácil, porém na pratica vimos que não é nada disso, nós percebemos o quão difícil pode ser tirar uma foto com volume, perspectiva, entre outros. Compreendemos também que uma caracterização pode ser a alma da foto, como vimos quando tivemos que caracterizar um integrante do grupo como uma pessoa idosa. Outra atividade que foi de grande proveito foi a viagem feita no Trem do Pantanal, onde passamos um dia viajando e conhecendo as riquezas do nosso estado, pois muitas vezes apenas na teoria não conseguimos enxergar quantas riquezas e belas paisagens o nosso estado possui. Em algumas vezes é necessário uma experiência prática para que possamos abrir os olhos para certas situações. Em relação à música sul mato-grossense, percebemos que existem músicas de grande qualidade, de letras belas e conta uma história, música que mexe com o interior de quem as ouve, qualidades que raramente podem ser encontradas nas músicas de hoje. Todas as informações adquiridas e as experiências vividas nos fizeram conhecer mais a cultura do estado em que vivemos e também poder apreciar grandes músicas e conhecer saudosos cantores e compositores que fizeram história na musica e emociona quem as ouve.

    Agradecidos.

    Alunos do grupo: Crischiman Rodrigues, Luana Viana, Sara Tiemi, Thainá Grote, Victória Cheles e Weslley Matheus

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  6. A polca paraguaia é um ritmo que o povo Sul-Matogrossense adora dançar, e também por ser uma cultura do nosso país vizinho acho que faz muito sucesso, e ainda há pessoas que desconhecem dessa cultura paraguaia e das musicas como a polca paraguaia.
    Aluna: Milena N°26 Ano: 2° C Noturno

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  7. Nos alunos ficamos honrados em participar de tal evento que busca valorizar a cultura sul matogrossense e principalmente pelo nosso aprendizado que permanecera em nossas lembranças por toda nossa vida.
    Alem de nos proporcionar conhecimento esse projeto nos ajuda a ganhar experiencias de vida para trabalhos futuros como exemplo o empenho social que nos dias atuais é muito importante para que se comsiga um futuro melhor,e isso foi proporcionado durante esse projeto com esforço de todos e um acompanhamento e coordenação da professora Marisa Gonzaga e muotos outros que vem nos proporcionar de forma brilhante este conhecimento cultural.
    Atenciosamente:
    Flávia Ferroni, Graciele Aparecida, Haydeline Duck e Thayane Cristine
    n°: 10, 12, 13 e 22 3° ano A

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  8. Amados Alunos.
    Realmente este foi um lindo projeto, em que tive que superar minhas barreiras e buscar em minha alma o real objetivo do meu trabalho, que sem dúvida é a transmissão do conhecimento de forma humanizada, consistente, libertadora e principalmente falando de coisas que precisamos saber como ilustres habitantes de nosso lindo Estado de MS.

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  9. Meus amados alunos, aprender junto com vocÊs é uma dádiva de Deus e muito divertido. Amo vocÊs.

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